Tema: O Amor de Deus e o Querigma
Objetivo geral:
Faixa etária: Adolescentes (11 a 16 anos)
Objetivo geral: Levar os adolescentes a reconhecerem que são amados por Deus, compreenderem o pecado e descobrirem em Jesus Cristo o sentido da vida e a salvação.
Objetivo: Ajudar o adolescente a tomar consciência do amor pessoal e incondicional de Deus por ele.
Metodologia ativa:
Dinâmica: “Quem sou eu?”
Cada um recebe uma folha e responde:
Quem eu sou?
Como me vejo?
Como acho que Deus me vê?
Leitura orante do Salmo 139,13-18, com música de fundo
Partilha em grupo: O que mais me tocou na leitura?
Atividade criativa: Ligar para os pais e dizer que os ama. Gravar a reação.
Frase-chave: “Você é único e amado infinitamente.”
Objetivo: Entender o pecado como ruptura da amizade com Deus e com os outros.
Metodologia ativa:
Debate em duplas:
O que é pecado?
Qual a diferença entre errar e pecar?
Dinâmica da linha da vida:
Cada um traça uma linha do tempo marcando momentos em que se aproximou ou se afastou de Deus.
Leitura bíblica: Romanos 3,23-24 – “Todos pecaram e estão privados da glória de Deus…”
Atividade simbólica:
Usar dois sacos de papel.
Um saco com objetos significativos (afetivos), outro com vidro.
Os adolescentes trocam os sacos e são convidados a amassar/bater neles.
Depois, reflexão sobre como o pecado fere o outro e a nós mesmos.
Frase-chave: “O pecado fere, mas Deus quer restaurar.”
Objetivo: Compreender que Jesus é o centro do plano de salvação e responder a esse amor.
Metodologia ativa:
Exibição de um vídeo curto (3-5 min) sobre o querigma
(Ex: “Por que Jesus morreu por mim?”, canal YouCat ou projeto Jesus.net)
Estudo dirigido em grupos:
Quem é Jesus para mim?
O que Ele fez por mim?
Leitura bíblica: João 3,16 e Lucas 15,11-32 (Parábola do Filho Pródigo)
Atividade criativa:
Encenação da parábola do Filho Pródigo com finais alternativos criados pelos grupos.
Frase-chave: “Jesus morreu por mim. Eu valho o sangue de Deus.”
Objetivo: Motivar uma decisão pessoal por Jesus e por um caminho de fé.
Metodologia ativa:
Dinâmica do "Sim":
Cada adolescente escreve uma resposta pessoal a Jesus:
Uma oração
Uma carta
Um compromisso
Um símbolo (vela, cruz, pulseira)
Roda de conversa:
Como posso seguir Jesus no meu dia a dia?
Família
Redes sociais
Escola
Amigos
Namoro
Leitura bíblica: Apocalipse 3,20 – “Eis que estou à porta e bato…”
Atividade de compromisso:
Criar, em grupo, emojis ou figurinhas representando:
O que aprendi
O que quero mudar
Como quero me aproximar mais de Deus
Frase-chave: “Dizer sim a Jesus é começar uma nova vida.”